Mail de contacto
jonasnuts (arroba) gmail (ponto) com
subscrever feeds
links
Arquivo
Related Posts Plugin for Blogs
Sábado, 19 de Dezembro de 2009

Cara Unilever,

 

Da próxima vez que quiser enviar correspondência às crianças em geral e ao meu filho em particular, agradeço que o faça com correcção. Não o trate por tu, porque o tratamento na 2ª pessoa implica intimidade, que é algo que não existe nesta relação e, sobretudo, escreva sem erros de ortografia.

 

Quando o nosso target são crianças em idade escolar, temos de ter ainda mais cuidado com a correcção ortográfica do que comunicamos.

 

Da próxima vez que ele me pedir para comprar um gelado, eu também não me "esqueçerei" da vossa mensagem.

 

 

Devem ter a mesma agência que o Toys'r'us.

publicado por jonasnuts
link do post | comentar |
10 comentários:
De Joana Lopes a 19 de Dezembro de 2009 às 01:53
Toda a razão: não suporto este tratamento por tu generalizado, por parte de desconhecidos!


De jonasnuts a 19 de Dezembro de 2009 às 01:57
E o que eu estrebucho, em "casa" à conta disso.

Não percebem que não devem confundir jovialidade com excesso de intimidade.

O target é mais jovem? Como é que lhe chegamos? Pelo tratamento por tu.

É uma guerra perdida, mas eu persisto :)


De Formiguinha a 19 de Dezembro de 2009 às 13:41
João, só por curiosidade: se achas o «tu» muito familiar então o que sugeres como tratamento para miúdos?

Bjinhos


De jonasnuts a 19 de Dezembro de 2009 às 13:45
Não acho que os miúdos devam ser tratados de forma diferente dos adultos, se a relação que temos com eles é de cliente/fornecedor.

Eu trato toda a gente por tu, em casa, no trabalho, etc...., mas profissionalmente, se estou a falar com um cluente/utilizador e se estou a falar em nome da empresa para a qual trabalho, é sempre na terceira pessoa.

São clientes e utilizadores, não são amigos, a 2ª pessoa implica intimidade que é algo que não tenho com quem consome os meus produtos/serviços.


De João Pereira a 22 de Dezembro de 2009 às 14:40
É realmente mau ter passado aquele erro do "Cê" cedilhado, por vezes ocorre um pequeno erro sem que as pessoas se apercebam, pena que neste caso não dê para amachucar o papel e fazer um novo, não concorda?

De resto, é incrível como estamos ainda tão atrasados e ainda agarrados a conceitos tão mesquinhos como este aqui discutido. O tratamento das crianças na 3ª pessoa? Por favor, já viram que ridículo que era se os programas infantis se dirigissem às crianças na 3ª pessoa?
A proximidade ou afastamento entre as pessoas fazem-se através de outras vias, não esta.


De jonasnuts a 22 de Dezembro de 2009 às 16:15
Quanto à questão do erro, e porque a Olá até já teve a delicadeza de responder aqui, abstenho-me.

Quanto ao tratamento na terceira pessoa....explique-me lá porque é que se conhece um adulto o trata na terceira pessoa, e se conhece uma criança a trata na 2ª pessoa.

A proximidade e o afastamento fazem-se, também através daquilo que temos em comum, a língua.


De Margarida Reis a 22 de Dezembro de 2009 às 15:01
Estimada Maria João,

O meu nome é Margarida Reis e na qualidade de Manager Olá Kids , mas também como leitora atenta do seu blogue, dirijo-me a si para agradecer-lhe o facto de ter chamado à nossa atenção para o erro ortográfico da mais recente Newsletter do Clube Olá. Peço as mais sinceras desculpas por este lapso, o qual foi de imediato corrigido.
Enquanto responsável de uma marca com a notoriedade e a reputação da Olá, e igualmente como mãe, concordo inteiramente consigo, partilhando a ideia de que ao comunicarmos para crianças temos sempre que ter um cuidado especial na mensagem que é transmitida, que muito pode influenciar os seus comportamentos sociais e culturais.
É com esta noção que diariamente trabalhamos na Olá, com profissionais de elevado valor, para fazer chegar até às crianças mensagens que possam ser positivas e pedagógicas para o seu crescimento e educação.
O Clube Olá foi criado a pensar nas crianças e aproveita esta ferramenta para, além dos jogos didácticos e divertidos, conseguir incutir valores e falar sobre temáticas que achamos essenciais à educação das mesmas, como informações nutricionais, sugestões de programas em família, apoio à Casa das Cores (responsabilidade social da marca), etc.
Mais uma vez, agradeço a sua atenção, garantindo que iremos envidar todos os esforços para que tal erro não se volte a verificar.

Com os melhores cumprimentos,

Margarida Reis



De Inês Cardoso a 22 de Dezembro de 2009 às 18:50
Claro que a utilização da nossa língua verbal escrita ou oral influencia o tom da nossa mensagem.
Quando se comunica com uma pessoa e queremos fazer chegar a nossa mensagem da melhor forma possível, devemos perceber com estamos a falar e adaptar o nosso discurso à realidade dessa pessoa, que por vezes é influenciado pela idade, profissão ou até mesmo pelo estado de espírito.
Por exemplo, num programa de informação económica ficaria algo estranho dirigir-nos aos espectadores da seguinte forma: "Vamos fazer um breve intervalo, esperamos por ti daqui uns breves minutos."
Da mesma forma que num programa televisivo para crianças seria, no mínimo desconcertante, ouvir:
"Caro Diogo, pode puxar a corda com toda a sua força e esperemos que ganhe um valioso prémio!"
Cumprimentos.


De JOAO NOGUEIRA a 25 de Dezembro de 2009 às 20:18
AGORA FIQUEI SEM SABER COMO SE ESCREVE GELADOS: JELADOS, GELADOS OU XELADOS


De jonasnuts a 25 de Dezembro de 2009 às 21:57
Gelados :)


Comentar post

Dizer NÃO à taxa
pesquisar neste blog
 
Os links do #PL118

Link directo

para o post onde estão reunidos todos os links sobre o que se vai escrevendo sobre o #pl118.
tags

todas as tags

Comentários
O site das petições parece estar em baixo....
link para o pl nao funciona :/
A solução é simples, para os artistas ganharem mai...
E eu reconheci a origem, só isso :)Eu diria que o ...
Mail de contacto
jonasnuts (arroba) gmail (ponto) com